Adquirir um cachorrinho...
... é uma decisão igualmente importante, como decidir ter uma criança. Ter um cachorrinho Bobtail, optar por outra raça ou por um animal abandonado de uma associação, é ter um compromisso para vários anos e como tal deve ser uma ação ponderada.
Após tomar uma decisão positiva, é necessário perceber qual a raça mais adequada ao seu contexto familiar, ao seu estilo de vida, horários de trabalho e orçamento.
Serei o dono ideal para um Bobtail?
Se ainda não teve oportunidade de ter um contacto regular e presencial com a raça mas idealiza um Bobtail como animal de companhia, deve numa primeira fase, perceber se a raça é a ideal para si e para a a sua família antes de tomar uma decisão precipiatada.






Exercício, educação e afeto, são os cuidados exigidos às famílias que pretendem adquirir um companheiro de quatro patas, seja ele de raça ou não. No entanto a manutenção do pelo são os cuidados extra, exigidos às famílias que pensam adquirir um Pastor Inglês.
O Bobtail deve ser habituado desde cedo a manter o seu pelo limpo, bonito e saudável, para que de futuro não seja um sacrifício para o cão e para o seu dono. São aconselhados óleos e escovas/pentes adequados para o pelo. A família deverá ter disponibilidade para cuidar do pelo ou ter condições financeiras para recorrer a um groomer profissional. Se caminhar com o Bobtail pelo campo ou mata, naturalmente que o seu pelo é propício a acumular ervas e maior sujidade. No entanto, não o prive de fazer os passeios que mais gosta, só por causa do pelo. Garanta apenas que após os passeios "todo o terreno" há uma manuntenção. Optar por um pelo escovado, limpo mas curto pode ser uma opção.
As orelhas devem ser devidamente limpas e bem secas após os banhos. Os seus olhos também devem ser verificados frequentemente para retirar sujidades que se agarram ao pelo.
Como qualquer cão, o Bobtail precisa de regras e de uma educação assertiva. Devem ser treinados cedo, impondo disciplina, pois quando são pequenos facilmente os donos acham piada às suas teimosias mas quando são maiores é impossível passarem despercebidas (ainda que o seu temperamento seja dócil).
O Pastor Inglês, terá para sempre um temperamento de cachorro, “divertido”, brincalhão e muito meigo. Uma das brincadeiras preferidas dos Bobs da Casa da Torre é jogar à bola com as crianças e sempre que temos visitas, dirigem-se ao seu brinquedo preferido (a corda) pedindo para brincar.
O Bobtail poderá ser o melhor companheiro de uma família, desde que a mesma reuna as condições necessárias para o ter e que assuma, que se responsabilizará pelo cão até ao seu término de vida. Não adquira um Bobtail, para o manter fechado em 4 paredes de um canil pois para passar por essa desagradável situação já existem muitos patudos nas associações, para adotar.
Para esclarecimento de dúvidas disponha do espaço Ciberdúvidas.